top of page

Diferença de valores na educação dos filhos e conflitos na relação do casal.

  • Foto do escritor: Andrezza G Peretti
    Andrezza G Peretti
  • 23 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de set. de 2024

O conflito de valores na educação dos filhos pode afetar a relação familiar e gerar tensões, mal-entendidos e até mesmo confrontos diretos entre o casal. Quando há discordância sobre quais valores e princípios são importantes de passar para a geração seguinte, pode surgir um ambiente de desconfiança e ressentimento mútuo, impactando negativamente na comunicação e cooperação no relacionamento.


A existência desse conflito pode ser percebida através de discussões frequentes sobre decisões educacionais, rotina, escolha da escola, métodos de ensino, exposição a determinadas influências culturais, religiosas ou sociais. Além disso, sentimentos de frustração, ansiedade ou culpa podem emergir quando as divergências se tornam evidentes e persistentes.

Por trás do conflito de valores na educação das crianças, podem estar ocultos medos relacionados ao futuro delas, inseguranças sobre a própria capacidade de ser de ser uma boa figura parental, ou até mesmo questões não resolvidas do próprio passado familiar podem influenciar as opiniões e medos atuais. Também pode haver a necessidade de reafirmar uma identidade pessoal ou cultural através dos valores transmitidos às próximas gerações.


Casal com filha no mercado

É difícil abrir mão desses conflitos porque os valores parentais muitas vezes são profundamente enraizados em experiências pessoais, culturais e religiosas. Além disso, ceder pode ser interpretado como comprometer princípios essenciais ou perder uma parte importante da própria identidade, como se estivesse cedendo demais e se anulando.


Entretanto, se enrijecer nos próprios valores sem flexibilidade pode levar a um impasse na relação conjugal, aumentando o estresse e a tensão. Pode limitar a capacidade de encontrar soluções criativas e adaptativas para os desafios que surgem ao longo do desenvolvimento das crianças.


Quando se enfrenta conflitos de valores na educação dos descendentes, é importante buscar o entendimento da diferença através do diálogo honesto e respeitoso. Por isso, é importante conversar sobre como cada decisão será tomada, negociando com abertura para o novo.


Fazer terapia de casal na abordagem fenomenológica pode ser útil para ajudar a navegar por esses desafios de maneira construtiva, já que encoraja a escuta atenta das perspectivas de cada membro do casal sem julgamentos, explorando a bagagem e as expectativas de cada individualidade. Pode ajudar a lidar com divergências na educação dos filhos ao facilitar uma compreensão mais profunda das experiências e valores individuais.

casal e filha

Em vez de focar apenas nas diferenças de opinião ou nos conflitos superficiais, a terapia encoraja o casal a explorar as raízes emocionais e os significados pessoais por trás de suas abordagens parentais. Isso permite que encontrem pontos de conexão e compreensão mútua, promovendo um ambiente familiar mais harmonioso e coeso.



bottom of page