Terapia fenomenológica-existencial é para mim?
- Andrezza G Peretti
- 22 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de nov. de 2024
São inúmeros motivos que levam alguém a procurar apoio psicológico, sendo muito comum as pessoas terem pensamentos como:
"Preciso de ajuda para lidar com minhas emoções."
"Quero conhecer melhor a mim mesma/o."
"Quero aprender para sofrer menos com o estresse do dia a dia."
"Quero melhorar meus relacionamentos e conexão com as pessoas."
"Quero mudar hábitos e comportamentos que estão me prejudicando."

Então, quando se busca por uma psicóloga, seja para terapia de casal ou individual, as vezes nos deparamos com vários nomes de abordagens psicológicas. Elas se referem ao olhar que cada terapeuta tem sobre os casos e norteiam o manejo clínico, as técnicas utilizadas e a postura profissional da psicóloga.
A fenomenologia-existencial é uma abordagem entre várias do campo da psicologia, que tem crescido muito no Brasil e na Europa ao longo dos últimos anos. O nome fenomenologia-existencial pode causar estranhamento, curiosidade, dúvida se é a abordagem certa para determinada questão e dificuldade de entender algo que parece muito filosófico (e é, já que tem uma forte base na filosofia). Ou então, se você já fez terapia em outra abordagem, pode ter receio de essa não ser tão legal e proveitosa. Como paciente, você não precisa entender a teoria, mas pode ter interesse por compreender como acontece esse tipo de terapia na prática.
Na jornada de autoconhecimento e cuidado em saúde mental, a terapia baseada na fenomenologia-existencial oferece uma escuta profundamente pessoal e singular a cada paciente. Não tratamos de sintomas meramente aparentes, e sim colocamos uma lupa nas experiências e como elas se relacionam com alguns sintomas que podem ou não aparecer. É observar nos detalhes as conexões de sentido de tudo aquilo que faz parte da vida de cada pessoa ou de cada relacionamento.
Imagine uma terapia onde você tem liberdade para explorar não apenas o que viveu ou como se comporta, mas como você experimenta esses sentimentos e comportamentos em seu mundo único, entendendo como as coisas são para você e como tem se conectado com o entorno. Nesta abordagem você tem a oportunidade de discutir questões existenciais como liberdade, responsabilidade, autenticidade, finitude e sentido de si e das relações.
Nesse sentido, não buscamos resolver apenas problemas imediatos, já que podemos também aprofundar na compreensão sobre si e nas suas interações sociais e pessoais, nas suas intenções em cada passo que dá na vida. É uma jornada de descoberta que olha para o aqui e agora, mas sempre visa integrar experiências passadas, presentes e perspectivas de futuro, te ajudando a ter clareza do caminho que está trilhando para a própria vida.
Se você está no momento de explorar seu modo de ser, a terapia sob a luz da fenomenologia-existencial pode ser o próximo passo significativo em sua caminhada de vida. Convido você a embarcar nessa jornada de autoconhecimento e saúde emocional.